2º ATPC VIRTUAL

Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty 2º ATPC VIRTUAL

Mensagem por Admin em Sex Fev 22, 2019 2:10 pm

O USO DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. IMPLICAÇÕES DO USO..
Publicado em 18 de outubro de 2016 por Marlene da Paixão Costa
O uso das Tics no processo de ensino e aprendizagem. Implicações do uso da TIC na educação
Leandro Francisco Alves[1]
Marlene da Paixão Costa[2]
RESUMO
Usar ou não usar novas tecnologias no dia a dia escolar já não é mais a questão. Afinal, o uso da tecnologia faz parte da vida das novas gerações fora da sala de aula e, por isso, a sua aplicação em benefício da educação pode ser considerada um importante caminho para aumentar o dinamismo das aulas. Nesse contexto, o importante é saber como integrar as novas gerações fora da sala de aula e, por isso, a sua aplicação em benefício da educação pode ser considerada um importante caminho para aumentar o dinamismo das aulas. Nesse contexto, o importante é saber como integrar as novas formas de ensinar e aprender ao planejamento e ao currículo escolar.
É clara a evolução das novas tecnologias e o impacto que tem causado na sociedade em geral, e isso inclui a educação, onde os professores qualificados usam as novas tecnologias como meios de abrir novos caminhos e ampliações de conhecimento.
É necessário que o professor explore novas formas de ensinar e aos alunos, novas formas de aprender, e por isso surge a necessidade de romper com velhos paradigmas educacionais, muitas vezes centrado em currículos fragmentados, de memorização e transmissão de informações.
Na sociedade em que vivemos o uso de recursos tecnológicos no processo educativo não pode ser deixado de lado bem como conhecer as práticas pedagógicas da educação é de suma importância para uma educação de qualidade.
Esse artigo relata a importância do uso das Tics no processo de ensino e aprendizagem às implicações do uso da TIC na Educação.

1 - INTRODUÇÃO
Enfrentamos hoje uma guerra muito sutil acerca da maneira correta de “aprendizar”. Globalização, multiculturalismo e legislação são conceitos que permeiam nossa realidade e nos fazem repensar novas técnicas que possibilitem o despertar do aprendizado.
Muitos conceitos precisam ser revistos. Talvez por conta de uma onda sociodemocrática que se espalhou como um tsunami devastador; o problema é que toda devastação deixa marcas e precisa ser remodelada para que se encontre novamente firme e segura para nossa convivência. E por toda essa nova cultura que se vai imperando, percebemos que o conhecimento é um bem social e democrático, sem os limites didático-pedagógicos.
Não há como nos cegarmos a este fato: hoje podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo; a teleconferência, a internet, o Whatsapp, o skype, o facebook...é a linguagem comum das crianças, dos nossos jovens e portanto dos nossos estudantes. Isso tudo é muito dinâmico por isso é nesse momento que temos que nos reinventar, nos reciclar e nos recolocar no mercado para concorrer a esta disputa muitas vezes desleal, que encanta, que distrai, que desperta, porém alheia a ação humana, ao contato, ao sentimento.
Segundo Paulo Freire,
Ensinar exige rigorosidade metódica; Ensinar exige pesquisa; Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos; Ensinar exige criticidade; Ensinar exige estética e ética; Ensinar exige corporeificação das palavras pelo exemplo; - Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação; Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática; - Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural.
Toda esta revolução impõe à Educação o desafio de absorver a tecnologia em seu contexto, principalmente formando indivíduos aptos a interagir, assimilar e se beneficiar destas novas ferramentas, agregando-as a sua trajetória socioprofissional.
Belloni (2003) afirma que a Educação tem um processo histórico de complexidade e que usa a mediação de qualquer tipo de meio de comunicação como uma ferramenta complementar ou de apoio às atividades interativas entre professor e os alunos. De acordo com a autora até a sala de aula pode ser considerada uma 'tecnologia' da mesma forma que o quadro negro, o giz, o livro e outros materiais são ferramentas pedagógicas que auxiliam o processo de mediação entre o conhecimento e o estudante.
Moran (2008, p. 05), em seu artigo intitulado “Ensino e aprendizagem inovadoras com tecnologia”, expõe que humanidade caminha para a “gestão menos centralizada, mais flexível, integrada” e com estruturas administrativas diferentes, mais enxutas, com maior participação de professores, alunos, pais, e comunidade na gestão da instituição educacional.
Está claro que o conceito de aula deva ser revisto, e, em face à fossilização do sistema que não obstante era tido como verdade absoluta, será muito difícil pensar uma "aula" multidisciplinar ou transdisciplinar, mas será antes de tudo necessário.

2 TEORIAS DE APRENDIZAGEM
O conceito de aprendizagem tem vários significados não compartilhados. Algumas definições incluem: condicionamento, aquisição de informação, mudança comportamental, uso do conhecimento na resolução de problemas, construção de novos significados e estruturas cognitivas e revisão de modelos mentais.
Segundo Hsiao (2000), “As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre conhecimento preexistente e o novo conhecimento. Várias teorias construtivas contribuem para o entendimento da aprendizagem cooperativa. Elas têm como ponto comum a visão de que indivíduos são agentes ativos, que, a partir de seus objetivos, buscam e constroem conhecimento dentro de contextos significativos."
Faz-nos refletir que então, o ensino visa aprendizagem a partir do entendimento do aprendiz pelos conceitos e sua interação com a realidade que está em seu entorno. Schimitz (1984) a descreve como sendo "um processo de aquisição e assimilação, mais ou menos consciente, de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir".
Existem hoje muitas teorias sobre aprendizagem. Teoria é uma tentativa humana de sistematizar uma área de conhecimento, uma maneira particular de ver as coisas, de resolver problemas. Uma teoria de aprendizagem é, então, uma construção humana para interpretar sistematicamente a área de conhecimento que chamamos aprendizagem (Moreira,1999).
Estes conceitos de aprendizagem e ensino são expressos em três principais enfoques teóricos: Comportamentalista, Cognitivista e Humanista. O primeiro trata da organização dos elementos para as experiências curriculares. Assim, a aprendizagem será garantida pela sua programação. (MIZUKAMI: 1986, p. 31); já o segundo mostra que é aquela que se dá no exercício operacional da inteligência. (MIZUKAMI: 1986, p. 76), e por fim a última apresenta uma qualidade de um envolvimento pessoal – a pessoa, como um todo, tanto sob o aspecto sensível quanto sob o aspecto cognitivo, inclui-se de fato na aprendizagem. (ROGERS, 1972, p. 5).
A familiarização com as principais teorias de aprendizagem, salientando principalmente a influência das mesmas no processo ensino- aprendizagem, auxilia na compreensão das causas das dificuldades reveladas pelos alunos, identificando os fatores que para elas contribuem. Além disso, um melhor entendimento das teorias de aprendizagem pode contribuir com uma formação mais adequada de todos aqueles que participam do sistema educacional.
É importante compreender o modo como as pessoas aprendem e as condições necessárias para a aprendizagem, bem como identificar o papel do professor nesse processo. Estas teorias são importantes, pois possibilitam a este educador adquirir conhecimentos, atitudes e habilidades que lhe permitirão alcançar melhor os objetivos do ensino, interagindo com os estudantes, e se realinhando com o uso de novas tecnologias que ainda neste século serão evidentes neste processo.
Na aprendizagem escolar, existem os seguintes elementos centrais para que o desenvolvimento escolar ocorra com sucesso: o aluno, o professor e a situação de aprendizagem. Consideraremos aí as questões sociais, religiosas e culturais importantes de serem contempladas devido à abrangência a que se designa a educação, porém não esqueçamos de que estas questões não são distintas entre si, nem excluem os valores e atitudes que permeiam a relação entre o professor e os alunos. A realidade mostra que as escolas precisam contar com profissionais dispostos a aprender continuamente, tendo-os assim autonomia e preparo para enfrentar desafios diários.
As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento. A aprendizagem não seria apenas, inteligência e construção de conhecimento, mas, basicamente, identificação pessoal e relação através da interação entre as pessoas e o meio ao qual estão inseridas.
Cabe neste ponto avaliarmos as novas práticas sociais e culturais, as novas tecnologias na educação como facilitadoras de interação e comunicação humana, suas possibilidades para a transformação do aprender a aprender dos indivíduos e as mídias digitais como estímulo ao letramento, autoestima, e expressões multiculturais.
 CULTURAS HÍBRIDAS E A EDUCAÇÃO
A partir da discussão dos controvertidos conceitos de modernidade e pós-modernidade, busca-se destacar os ideais e as conquistas da sociedade moderna em dois campos cada vez mais complementares no processo de socialização das novas gerações: a educação e a comunicação. Considerando a crescente importância do fenômeno comunicacional na sociedade atual, globalizada e tecnificada, a educação é chamada a constituir-se em espaço de mediação entre a criança e um meio ambiente povoado de máquinas cada vez mais "inteligentes".
Tendo como eixo teórico a integração necessária e inelutável ao campo educacional das novas tecnologias de comunicação e de informatização, tentamos delinear alguns caminhos para a formação de professores numa perspectiva inovadora, e indispensável para a melhoria da qualidade da escola do presente e do futuro.
 Modernidade Radical
Analisando correntes/teorias/movimentos ditos pós-modernos, Giddens parte da compreensão da natureza da própria modernidade para concluir que, o que chamamos "pós moderno" corresponde a um período em que "as consequências da modernidade estão se tornando mais radicalizadas e universalizadas do que antes" (1991a, p. 13).
Para compreender como seria, ou deveria ser, a escola que corresponde a essa modernidade radical e principalmente para compreender as relações entre educação e comunicação envolvendo as TI (tecnologias da informação), devemos buscar nas raízes do projeto humanista da modernidade a significação das duas maiores conquistas do homem moderno: o direito à educação (universal, igualitária, democrática) e o direito à comunicação (livre e plural).

[img]://servimg.com/view/20037282/1]2º ATPC VIRTUAL Tecnol10
[img:9ff8]https://servimg.com/view/20037282/2]2º ATPC VIRTUAL Tecnol11[img:9ff8]https://servimg.com/view/20037282/3]2º ATPC VIRTUAL Tecnol12


Após a leitura do texto e a análise das charges, compartilhe as suas considerações, o seu entendimento. O que dá certo e o que não dá quando se trata da utilização das Tics? Lembrando que para que sua participação seja validada será preciso ao menos duas postagens: uma análise sua e uma interação com um colega. O Fórum nº2 estará disponível até quinta-feira, dia 28/02 às 23h59.

Admin
Admin

Mensagens : 6
Data de inscrição : 16/02/2019

https://atpcvirtual.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty o que dá certo e o que dá errado?

Mensagem por Adriana H Monti em Dom Fev 24, 2019 4:44 pm

O que não dá certo é quando o professor não está integrado com as novas tecnologias digitais.
      Os professores necessitam de formações para conseguirem desenvolver práticas com as tecnologias que eduquem de forma crítica os alunos para uma sociedade do conhecimento, com práticas dialógicas, construindo e reconstruindo o conhecimento com a colaboração das TICS nesse processo.

Adriana H Monti

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty Re: 2º ATPC VIRTUAL

Mensagem por Ero em Seg Fev 25, 2019 11:48 pm

Segundo o texto, faz-se necessário romper com velhos paradigmas educacionais, é necessário que professores e alunos explorem novas formas de ensinar e aprender para aumentar o dinamismo das aulas e consequentemente a qualidade do ensino e da aprendizagem, através do desafio de absorver a tecnologia em sala de aula.

Ero

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty Re: 2º ATPC VIRTUAL

Mensagem por Ero em Ter Fev 26, 2019 12:24 am

Realmente Adriana, professores e alunos precisam ter mais condições de acesso aos recursos tecnológicos disponíveis na escola, para que eles possam estar motivados e integrados as novas tecnologias digitais,  inovando e tendo  mais facilidade para trabalhar com as mesmas em sala de aula, pois a sociedade está mudando, o mundo está mudando, e a escola também precisa mudar.

Ero

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty Re: 2º ATPC VIRTUAL

Mensagem por dilian carvalho em Ter Fev 26, 2019 9:11 pm

Nessa modernidade o professor tem que se adaptar as novas tecnologias,para conseguir transmitir conhecimentos para os seus alunos.

dilian carvalho

Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty Re: 2º ATPC VIRTUAL

Mensagem por Michele Ribeiro Sanches em Ter Fev 26, 2019 9:35 pm

Ero escreveu:Segundo o texto, faz-se necessário romper com velhos paradigmas educacionais, é necessário que professores e alunos explorem novas formas de ensinar e aprender para aumentar o dinamismo das aulas e consequentemente a qualidade do ensino e da aprendizagem, através do desafio de absorver a tecnologia em sala de aula.
Concordo com vc, professora....com os avanços tecnológicos precisamos inovar nossas aulas, se ficarmos só no giz e lousa, ficaremos estacionados no século XXI e os prejudicados serão nossos alunos. Como dizem eles .....temos que estar conectados, antenados e muito atentos pra atingir nossos objetivos e oferecer aulas com qualidade. Correr atrás dessa modernidade e aprender pra inovar.

Michele Ribeiro Sanches

Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty Re: 2º ATPC VIRTUAL

Mensagem por Michele Ribeiro Sanches em Ter Fev 26, 2019 9:44 pm

Quando se trata do uso das Tics em sala de aula, não existe uma receita pronta pra seguirmos. Temos que analisar cada turma, pesquisar tema adequado e estudar a melhor forma de levar pra sala de aula uma dinâmica misturada com o uso das Tics, abordando alguns temas de maneira lúdica que facilite a aprendizagem. Tudo que inova é sempre bem vindo, aprender visualizando é muito melhor que o tradicional giz e lousa.

Michele Ribeiro Sanches

Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty Uso das Tics

Mensagem por Herminio Barboza Guimarae em Qui Fev 28, 2019 2:00 am

Michele Ribeiro Sanches escreveu:Quando se trata do uso das Tics em sala de aula, não existe uma receita pronta pra seguirmos. Temos que analisar cada turma, pesquisar tema adequado e estudar a melhor forma de levar pra sala de aula uma dinâmica misturada com o uso das Tics, abordando alguns temas de maneira lúdica que facilite a aprendizagem. Tudo que inova é sempre bem vindo, aprender visualizando é muito melhor que o tradicional giz e lousa.
cada realidade de sala de aula nos faz usar de forma diferente as Tics. o ludico desperta uma curiosidade maior nos alunos. a nossa realidade esta nos levando ao uso da tics ou ate mesmo do proprio celular deles com o intuito de que aprendam cada vez mais


























Herminio Barboza Guimarae

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty Uso das Tics

Mensagem por Herminio Barboza Guimarae em Qui Fev 28, 2019 2:08 am

Ero escreveu:Realmente Adriana, professores e alunos precisam ter mais condições de acesso aos recursos tecnológicos disponíveis na escola, para que eles possam estar motivados e integrados as novas tecnologias digitais,  inovando e tendo  mais facilidade para trabalhar com as mesmas em sala de aula, pois a sociedade está mudando, o mundo está mudando, e a escola também precisa mudar.
Ero a mudança na escola é necessaria mais tbem precisa que todos os envolvidos se engajem nessa mudança.

Herminio Barboza Guimarae

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty Re: 2º ATPC VIRTUAL

Mensagem por Adriana H Monti em Qui Fev 28, 2019 5:52 am

Herminio Barboza Guimarae escreveu:
Michele Ribeiro Sanches escreveu:Quando se trata do uso das Tics em sala de aula, não existe uma receita pronta pra seguirmos. Temos que analisar cada turma, pesquisar tema adequado e estudar a melhor forma de levar pra sala de aula uma dinâmica misturada com o uso das Tics, abordando alguns temas de maneira lúdica que facilite a aprendizagem. Tudo que inova é sempre bem vindo, aprender visualizando é muito melhor que o tradicional giz e lousa.
cada realidade de sala de aula nos faz usar de forma diferente as Tics. o ludico desperta uma curiosidade maior nos alunos. a nossa realidade esta nos levando ao uso da tics ou ate mesmo do proprio celular deles com o intuito de que aprendam cada vez mais



Concordo com você Michele, temos que analisar a realidade de cada turma e logicamente que saindo do giz e da lousa aplicando o Tics de uma maneira mais lúdica facilita o aprendizado.

























Adriana H Monti

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty Re: 2º ATPC VIRTUAL

Mensagem por alexandra.arena em Qui Fev 28, 2019 3:31 pm

Falando de forma bem direta a respeito dos rumos que a educação vem tomando, vejo que existe uma preocupação muito grande em facilitar cada vez mais os conteúdos e conceitos que os alunos devem assimilar nas escolas. O uso das TIs também se encaixa nessa forma facilitada de se ensinar. Por um lado isso é bom e ajuda bastante o professor, por outro lado percebo que os alunos tem cada vez menos interesse em se aprofundar nos assuntos e, quando o conteúdo estudado exige dele um mínimo de atenção, ele se dispersa e se desinteressa. Então, não sei se caminhamos para um bem ou um mal comum... acho que temos que rever alguns conceitos e dosar o uso de recursos que facilitam a assimilação superficial de conteúdos. Usar TIs sim, mas para se garantir uma geração capaz de criar conceitos e ter uma atitude crítica diante da sociedade, temos que utilizar também os velhos e ultrapassados quadros negros, livros didáticos e aulas expositivas.

alexandra.arena

Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty Re: 2º ATPC VIRTUAL

Mensagem por alexandra.arena em Qui Fev 28, 2019 3:58 pm

Ero escreveu:Segundo o texto, faz-se necessário romper com velhos paradigmas educacionais, é necessário que professores e alunos explorem novas formas de ensinar e aprender para aumentar o dinamismo das aulas e consequentemente a qualidade do ensino e da aprendizagem, através do desafio de absorver a tecnologia em sala de aula.
Acredito que nós, professores, já estamos nos adaptando e utilizando as TIs em sala de aula como uma ferramenta de aprendizagem de forma bem tranquila. As vezes o que nos impede de usar mais esses recursos é a falta de ambientes e problemas que fogem à nossa competência. Vejo que nosso maior desafio não é lidar com tantos recursos, mas, com o desinteresse dos alunos e a falta de valorização da escola e do professor como fonte de conhecimento.

alexandra.arena

Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty concordo com vc Adriana Monti.

Mensagem por dilian carvalho em Qui Fev 28, 2019 9:17 pm

Adriana H Monti escreveu:      O que não dá certo é quando o professor não está integrado com as novas tecnologias digitais.
      Os professores necessitam de formações para conseguirem desenvolver práticas com as tecnologias que eduquem de forma crítica os alunos para uma sociedade do conhecimento, com práticas dialógicas, construindo e reconstruindo o conhecimento com a colaboração das TICS nesse processo.

dilian carvalho

Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty concordo com vc Michele.

Mensagem por dilian carvalho em Qui Fev 28, 2019 9:21 pm

Adriana H Monti escreveu:
Herminio Barboza Guimarae escreveu:
Michele Ribeiro Sanches escreveu:Quando se trata do uso das Tics em sala de aula, não existe uma receita pronta pra seguirmos. Temos que analisar cada turma, pesquisar tema adequado e estudar a melhor forma de levar pra sala de aula uma dinâmica misturada com o uso das Tics, abordando alguns temas de maneira lúdica que facilite a aprendizagem. Tudo que inova é sempre bem vindo, aprender visualizando é muito melhor que o tradicional giz e lousa.
cada realidade de sala de aula nos faz usar de forma diferente as Tics. o ludico desperta uma curiosidade maior nos alunos. a nossa realidade esta nos levando ao uso da tics ou ate mesmo do proprio celular deles com o intuito de que aprendam cada vez mais



       Concordo com você Michele, temos que analisar a realidade de cada turma e logicamente que saindo do giz e da lousa aplicando o Tics de uma maneira mais lúdica facilita o aprendizado.
     
























dilian carvalho

Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty Re: 2º ATPC VIRTUAL

Mensagem por Maria Jose do Nascimento em Sex Mar 01, 2019 10:03 am

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia, devemos inovar nossa maneira de trabalhar sem sair das regras pedagógicas já existentes, mas devemos conversar muito com nossos alunos, sendo bem claros no que queremos quando formos usar as TICs, qual o objetivo da nossa aula, as habilidades a serem desenvolvidas, caso contrário o aluno podem entrar em outros sites e até mesmo nas redes sociais, tirando o foco da minha aula.

Maria Jose do Nascimento

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty Tecnologia X Antiguidade

Mensagem por dilian carvalho em Sex Mar 01, 2019 11:49 am

Bom dia pessoal! Pelas leituras pode-se inferir que de nada adianta tecnologia se professores e alunos não souberem como utilizá-las. Ainda hoje, há muitos colegas, inclusive eu, que tem dificuldade com os novos recursos. affraid

dilian carvalho

Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty Re: 2º ATPC VIRTUAL

Mensagem por Daniela Santana da Silva em Dom Mar 03, 2019 12:32 am

A inovação e a reciclagem também ajuda para uma prática inovadora.Ainda existem pessoas ou melhor professores que precisam de um curso ou até mesmo de uma força de vontade para aprender as práticas tecnológicas.As vezes o medo do novo e a mesmice faz com que a pessoa não evolua, e nem dê importância a tudo isso.E assim, temos que verificar também, a clientela,se o aluno tem condições para desenvolver tais atividades, utilizando essa ferramenta.Essa seria um complemento ensino aprendizagem/teoria e prática,visando um melhor aproveitamento pelo aluno.

Daniela Santana da Silva

Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty Re: 2º ATPC VIRTUAL

Mensagem por Maria Jose do Nascimento em Qui Mar 07, 2019 7:02 am

Daniela Santana da Silva escreveu:A inovação e a reciclagem também ajuda para uma prática inovadora.Ainda existem pessoas ou melhor professores que precisam de um curso ou até mesmo de uma força de vontade para aprender as práticas tecnológicas.As vezes o medo do novo e a mesmice faz com que a pessoa não evolua, e nem dê importância a tudo isso.E assim, temos que verificar também, a clientela,se o aluno tem condições para desenvolver tais atividades,  utilizando essa ferramenta.Essa seria um complemento ensino aprendizagem/teoria e prática,visando um melhor aproveitamento pelo aluno.

Concordo com a colega, muitos professores ainda não dominam as tecnologias, o que dificulta o trabalho, porém, são poucos os alunos que apresentam essa mesma dificuldade. Sendo assim, cabe ao professor se atualizar, aderindo a essas tecnologias e implementando-as dentro de sala de aula, de forma a tornar o aprendizado dos alunos mais interessante e dinâmico.

Maria Jose do Nascimento

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty Concordo com você, Maria José.

Mensagem por ISABEL SANTOS em Seg Mar 11, 2019 2:15 pm

Maria Jose do Nascimento escreveu:
Daniela Santana da Silva escreveu:A inovação e a reciclagem também ajuda para uma prática inovadora.Ainda existem pessoas ou melhor professores que precisam de um curso ou até mesmo de uma força de vontade para aprender as práticas tecnológicas.As vezes o medo do novo e a mesmice faz com que a pessoa não evolua, e nem dê importância a tudo isso.E assim, temos que verificar também, a clientela,se o aluno tem condições para desenvolver tais atividades,  utilizando essa ferramenta.Essa seria um complemento ensino aprendizagem/teoria e prática,visando um melhor aproveitamento pelo aluno.

Concordo com a colega, muitos professores ainda não dominam as tecnologias, o que dificulta o trabalho,  porém, são poucos os alunos que apresentam essa mesma dificuldade. Sendo assim, cabe ao professor se atualizar, aderindo a essas tecnologias e implementando-as dentro de sala de aula, de forma a tornar o aprendizado dos alunos mais interessante e dinâmico.

ISABEL SANTOS

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty Re: 2º ATPC VIRTUAL

Mensagem por ISABEL SANTOS em Seg Mar 11, 2019 2:17 pm

Além disso é necessário maior investimento em tecnologia, caso contrário...

ISABEL SANTOS

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty Re: 2º ATPC VIRTUAL

Mensagem por Daniela Santana da Silva em Seg Mar 11, 2019 4:36 pm

Concordo com a professora,os alunos e os professores  tem que saber
Utilizar e  aprimorar.As dificuldades e a resistências e a falta de verba
também são encontradas no dia dia,mas temos que tentar adaptar e
enfrentar os desafios.

Daniela Santana da Silva

Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty Re: 2º ATPC VIRTUAL

Mensagem por Regiane em Seg Mar 11, 2019 6:52 pm

O uso das tecnologias na sala de aula pode colaborar muito com prática doscente, no entanto, seu uso deve ser planejado para q atinja bons resultados.

Regiane

Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/02/2019

Voltar ao Topo Ir em baixo

2º ATPC VIRTUAL Empty Re: 2º ATPC VIRTUAL

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum